quarta-feira, 15 de agosto de 2012

TEXTO BASICÃO PARA LEIGOS - ORIGEM DA POLÍTICA

Na Grécia clássica, com o fortalecimento da razão como meio através do qual o homem pauta suas ações, surge a política como "instrumento" de organizar-se. O pensamento mítico não mais encontra espaço absoluto para continuar como mote de prática e meio de instrumento para o agir.
As cidades-estados se constituiam como o meio através do qual as...práti
cas polític...as poderiam ser desenvolvidas no mundo grego. Assim, a preocupação residia no fato de que, o bom político seria aquele capaz de administrar bem uma polis. No entanto, o conceito de bem adminstrar, na Grécia clássica, era consonante com os grandes ideais filosóficos da época.
Duas grandes cidades eclodiaram como berço da política, mas com formas bem diversas de ideais de boa administração;Esparta e Atenas.
Em Esparta, o ideal residia no ato de criar fortes guerreiros e para tal era importante o fortalecimento físico. Então o ideal tinha seus alicerces na força.
Em Atenas, a ênfase estava centrada na música, na literatura e nas artes em geral. Era necessário não só fortalecer o físico do cidadão, mas valorizar outros aspectos contitutivos de sua natureza humana.
Neste sentido, com o esboço mais que suscinto, podemos perceber que a política já nasce para atender os intereses de poucos...
Logo, Platão vendo que os homens comuns não davam conta de cumprir com os ideais políticos, defende a tese de que, somente os reis-filósofos seriam capazes de governar. Identifica , assim, no homem três almas: existem os que usam a alma racional
localizada na cabeça, esses agem com a razão e conhecimento, seriam eles os únicos capazes de governar; outos possuem a alma torácica, parte na qual se localiza a força, e esse tipo era comum nos guerreiros, ; e outros ainda, no caso os escravos, eram dotados de alma visceral.
Em seguida Aristóteles, percebendo o "fracasso" dos modelos de governo na Grécia, passa a apontar os erros existentes e defende que a política deve ser voltada para atender o bem comum. Além do mais, a política deveria contar com a participação popular.
Portanto, percebe-se que, em nenhum momento, em sua origem, a política tem como elemento central e mote de administração o coração. Na visão platônica se o coração fosse órgão capaz de orientar as tomadas de decisões de uma administração, quem governaria uma polis?

*só para pensarVer mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário