segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Metáfora do Castelo

Li a metáfora do Castelo e achei muito interessante, partilho uma parte com vocês.
"Imagine que dentro de você existe um castelo com corredores intermináveis e milhares de aposentos. Cada cômodo é perfeito e tem um dom especial. cada aposento representa aspectos diferentes de sua existência e sua personalidade. Explore cada espaço sem medo, sem críticas e sem vergonha.Você vai ver que há muita coisa linda e maravilhosamente iluminada dentro do seu castelo. Aí você se sentirá maravilhado. Só que um certo dia, alguém chegou e disse que um dos aposentos de seu castelo era imperfeito e colocou muitos defeitos e você resolveu fechar a porta desse aposento...e muitas outras pessoas foram entrando em seu castelo e você ia fechando as portas conforme "orientações" que elas lhes davam. Até que um belo dia você se dá conta de que está morando em um cubículo com dois compartimentos e se sente preso e sufocado com pouco espaço. Você fechou todas as portas que não se encaixavam no ideal e padrões que lhes eram "exigidos externamente através dos outros". O excesso de palpite fez com que você tomasse a atitude de fechar quase todos os cômodos. E isso fez com que você se sentisse segura com pouco espaço,por incrível que pareça. O descontentamento que se deu com o passar dos tempos, lhe levou desesperadamente a procurar a chave dos cômodos fechados do castelo. O descontentamento com nós mesmos e a insatisfação com nossas mazelas nos fazem ir em busca da chave para que encontremos a nossa individualidade e aquilo que é nosso e que permanecerá e o que precisa ser mudado.
Cada um de nós possui um castelo interior que é o nosso espaço sagrado. Se estivermos prontos é de fácil acesso para o vermos em sua totalidade. Eles possuem vários cômodos e muitos de nós tem medo do que vai encontrar por trás das portas dos quartos. Em vez de partimos confiantes e maravilhados pela aventura que vamos enfrentar ao encontrarmos o nosso "eu" escondido nos cômodos, preferimos ficar negando a existência do castelo e que os quartos não existem. Para que, de fato você seja uma pessoa realizada, é preciso perder o medo e abrir porta por porta de cada cômodo e observar o que tem dentro, encontrar-se consigo mesmo. Explore os ambientes do castelo como quem explora o eu interior e recupere tudo o que antes havia rejeitado ao não querer abrir as portas dos aposentos. Assim você gozará de integralidade de sua existência e sua vida será singular..."
Descobri o meu potencial para agir da mesma forma que as pessoas a quem mais asperamente censurava. Ficou muito evidente que eu precisa estar atenta as características dos outros que mais me aborreciam. Comecei a reconhecer como aposentos que eu havia trancado no meu castelo.
Salve, salve a diversidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário