segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sobre as relações possessivas

SOBRE AS RELAÇÕES POSSESSIVAS

por Mary Anne Frazão, quinta, 3 de Novembro de 2011 às 20:43 ·
(...) o sentimento de ciúme tende, em algumas pessoas, a se tornar possessão, que é fruto de uma profunda insegurança e insatisfação, um “complexo de traição” que termina por minar as relações, mesmo as que não são amorosas, pois a pessoa passa a acreditar que pode e deve proteger as pessoas e que se não fizer isso vai perdê-las, o que é um tiro-no-pé, pois é exatamente isso que acontece, ninguém gosta de ser vigiado e de ter sua vida controlada por outra pessoa, a menos que esteja vivendo uma fantasia sado-masoquista.

Possessão é algo que corrói o espírito de uma relação, mesmo de amizade, que é baseada em confiança e sinceridade, se você não pode confiar no seu relacionamento de amizade, então esqueça isso que você chama de relação amiga, pois nem chega perto de ser uma. Ninguém possui nada e nem ninguém. Se você é incapaz de entender isso está na hora de procurar uma nova maneira de ver o mundo e a vida – até com a ajuda de um bom psicanalista.
Porém se você vive com uma pessoa possessiva e ciumenta, mude de ares, saia debaixo dessa mão que sufoca, pois você tinha vida antes de conhecerem-se então deve continuar a tê-la mesmo enquanto são amigos. É errado abandonar as outras pessoas ou deixar que alguém controle o que você respira, com quem fala e o que faz. A vida pertence a cada um, não ao outro, sem vida própria não existe relação alguma, só dor e sofrimentos(...)

           por Mary Anne Frazão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário