sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Religião X Religiosidade





A religião, a religiosidade e a espiritualidade são formas de não deixar a vida se apequenar. È verdade que muitas pessoas dizem que não possuem religião, mas que tem religiosidade; colocação coerente, quando verdadeira. A religião, em minha opinião, requer uma ordem, um grupo, com ritualísticas, que concordam com caminhos comuns traçados para se ligarem ao que, para elas é sobrenatural; já os que possuem uma religiosidade, não precisam, necessariamente, estarem em uma ordem comum, ou, organização; elas procuram, por si, uma conexão com que entendem e acreditam ser da ordem não natural; vivem compartilhando o bem com seus pares e amando sem interesse de retorno, etc. Com isso sacralizam suas existências e a elas dão sentidos. Em suma, não estão organizadas em instituições, criam seus próprios ritos de conexão com o que é belo e “superior”.
Desde os primórdios das narrativas históricas, até onde os estudiosos conseguiram chegar, a primeira forma de conexão entre o natural e algo que vai além da matéria, se dava dentro da ideia da religiosidade, não se falava de religião no sentido que hoje conhecemos. As pessoas se conectavam com o cosmos, integrando-se em átomos que geravam energia e mantinham a ordem natural.
No entanto, existem algumas perguntas que tais ordens ou grupos tentam responder e que ecoam desde que o homem se concebe como ser dotado de razão: quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Por que estou aqui? , e por aí vai... São tais questões estridentes que precisam de respostas para que a vida não se apequene. As respostas hoje, ou desde muito, procuram ser respondidas pela ciência, religião, arte e filosofia. Então, procure uma dessas vias e não subtraia a sua existência, o tempo de encontro com as resposta urge! Agradeça, de qualquer forma, a dádiva da vida que lhe foi conferida, mesmo que seja ela repleta de sinuosidades.
M.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário