quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Saravá senhora!


Salve a senhora!
Bate o sino da Igreja ,,,escuto ao longe...sei que fica pelas redondezas. Olho para o céu e pergunto: cadê a lua que veio cedo me avisar que viria me encontrar.
Não sei...acho que ela “cantou pra subir!”. Desce lua! Estou aqui a tua espreita na janela da cozinha...
Ela me respondeu: Não vou, mando-te a inspiração!
Quero bater a cabeça somente no altar que me purifica, não mais ba
terei cabeça com os problemas que me afligem... Esses entregarei para “vocês”. Deles “cuidem” da maneira que “ lhes-me “ aprouverem. Só “vocês” sabem o que me basta para ser feliz.
Sinto vontade de gargalhar... “ela” me pergunta: mas de quê? O verdadeiro riso é atributo dos que sofrem e sabem ser felizes na tristeza, por já terem enfrentado tempestades furiosas na vida. Só “eu” posso gargalhar .. sossega, que por enquanto, nem um riso sem graça pode esboçar.
Posso me pintar? Pintar.....? Nada!!!!! Não “és” palhaça! “Eu” posso me pintar! Afinal de contas sei com a pintura o palhaço esconde sua verdadeira face para ser capaz de enfrentar o picadeiro do mundo de “vocês”. Pinto-me e com minha pintura, procuro pintar uma aquarela para a tua vida! Entende.
Posso vestir um vestido vermelho e rodado com bordados dourados? Sim, pode! Mas não pensa que ele é a “minha vestimenta”. Em ti é apenas adereço! Eu sou muito mais que o vermelho e dourado do teu vestido. Em ti, vestida nele, posso somente mostrar o meu sangue e meu coração, ah...e o caminho que traço pra ti.
E a minha bebida? Posso beber uma bebida adocicada e leve? Não! No “teu” mundo, a tua bebida ainda é amarga e não é leve. Tens que passar pelo processo de destilação dos males que assolam tua alma e impedem de ser como “sou”. Calma, quem sabe um dia chegarás lá...
Hiiiiiii.... então eu posso fumar uma cigarrilha? Não! O fogo e a fumaça são sinais de purificação, como poderia tu, em tal estado de humanidade, ousar usufruir da fumaça que purifica e que sai da boca de almas elevadas? Ainda estás no chão... Levanta-te!
Então tá bom.... de pés lhe servirei!
Salve, salve Dona Maria Molambo e todas as Exus!
Grata Luz do Oriente.

Boa festa para todos!!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Compositor Gilberto Ichihara ; EXCELENTE

Cantiga - Sônia Nascimento

http://soundcloud.com/sonianascimento/cantiga

O que significa “CARALHO”?

Segundo a Academia Portuguesa de Letras, "CARALHO" é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas, de onde os vigias prescrutavam o horizonte em busca de sinais de terra.

O CARALHO, dada a sua situação numa área de muit
a instabilidade (no alto do mastro) era onde se manifestava com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.

Também era considerado um lugar de "castigo" para aqueles marinheiros que cometiam alguma infração a bordo.

O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no CARALHO e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo por um bom par de dias. Daí surgiu a expressão:

“MANDAR P’RÓ CARALHO"

TEXTO BASICÃO PARA LEIGOS - ORIGEM DA POLÍTICA

Na Grécia clássica, com o fortalecimento da razão como meio através do qual o homem pauta suas ações, surge a política como "instrumento" de organizar-se. O pensamento mítico não mais encontra espaço absoluto para continuar como mote de prática e meio de instrumento para o agir.
As cidades-estados se constituiam como o meio através do qual as...práti
cas polític...as poderiam ser desenvolvidas no mundo grego. Assim, a preocupação residia no fato de que, o bom político seria aquele capaz de administrar bem uma polis. No entanto, o conceito de bem adminstrar, na Grécia clássica, era consonante com os grandes ideais filosóficos da época.
Duas grandes cidades eclodiaram como berço da política, mas com formas bem diversas de ideais de boa administração;Esparta e Atenas.
Em Esparta, o ideal residia no ato de criar fortes guerreiros e para tal era importante o fortalecimento físico. Então o ideal tinha seus alicerces na força.
Em Atenas, a ênfase estava centrada na música, na literatura e nas artes em geral. Era necessário não só fortalecer o físico do cidadão, mas valorizar outros aspectos contitutivos de sua natureza humana.
Neste sentido, com o esboço mais que suscinto, podemos perceber que a política já nasce para atender os intereses de poucos...
Logo, Platão vendo que os homens comuns não davam conta de cumprir com os ideais políticos, defende a tese de que, somente os reis-filósofos seriam capazes de governar. Identifica , assim, no homem três almas: existem os que usam a alma racional
localizada na cabeça, esses agem com a razão e conhecimento, seriam eles os únicos capazes de governar; outos possuem a alma torácica, parte na qual se localiza a força, e esse tipo era comum nos guerreiros, ; e outros ainda, no caso os escravos, eram dotados de alma visceral.
Em seguida Aristóteles, percebendo o "fracasso" dos modelos de governo na Grécia, passa a apontar os erros existentes e defende que a política deve ser voltada para atender o bem comum. Além do mais, a política deveria contar com a participação popular.
Portanto, percebe-se que, em nenhum momento, em sua origem, a política tem como elemento central e mote de administração o coração. Na visão platônica se o coração fosse órgão capaz de orientar as tomadas de decisões de uma administração, quem governaria uma polis?

*só para pensarVer mais

A DIFICIL PROFISSÃO!!! -- PROFESSOR

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se é jovem, não tem experiência. Se é velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado. Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se Fala em voz alta, vive gritando. Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um 'Caxias'. Se Precisa faltar, é um 'turista'.
Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos. Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado. Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso. Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo. Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica. Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende. Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude. Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição. Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Compartilhando minhocas: Teoria do caos X relações afetivas – para pensar!





Há muito tempo a escolha de mim mesma como melhor companhia, me afastou de pessoas amigas com as quais eu travava calorosos debates. Ontem, decidida a sair do meu casulo, encontrei um grande amigo psicanalista e os antigos papos retornaram. Pensava eu que não mais seria capaz de tal feito.
Como base de nossa conversa, estava a “teoria dos caos” e sua influência em diversos aspectos da condição humana. Cheia de indagações, voltei para casa. Ora, a boa conversa é justamente a que deixa “minhocas” e “dúvidas” a serem dissipadas.
Não sou estudiosa do assunto, mas também, não me sinto incapaz de esboçar, nem que seja, um rasante pensamento acerca do mesmo.
Então vamos lá, se o papel principal da teoria do caos é explicar o movimento e funcionamento de sistemas complexos, ela é a mais importante para os tempos atuais. Dada a complexidades dos fluxos dinâmicos que compõem diversos aspectos do mundo contemporâneo. Dentre eles, trataremos aqui, de forma “abusada” das relações afetivas.
Pois, se dentro da complexidade dos sistemas há algo incapaz de ser previsível, em consequência de sua aleatoriedade, isso pode acontecer na vida sentimental também. Já que a interação com o outro se dá através de movimentos complexos e contrários, tais como: construção e desconstrução; perda e encontro, ser e não ser; ganhar e perder; ceder e não ceder... aqui poderia elencar uma infindável combinação de contrários que se cruzam.
Nas relações afetivas, assim como na física, na química, na matemática, sistemas complexos que se valem da teoria do caos, os contrários se entrecruzam de forma contingente. È isso mesmo? Caso não fosse dessa forma, não haveria a liberdade de viver com o outro? Seria um joguete de cartas marcadas? É bem verdade que o entrecruzamento ou interação dos elementos contrários pode resultar em situações quase que imperceptíveis, mas elas estão lá.
Entendamos da seguinte forma: nas relações afetivas, assim como na teoria do caos, há uma instabilidade e uma não-linearidade; Ou seja, as coisas não são, elas estão sendo... estão em movimento constante. Mas também não entendamos tal movimento como cíclico. Se tal idéia se bastasse com ciclos, de nada valeria, aqui, a teria do caos. Não há linearidade, nem ciclos. Há caos. Não há desordem, há um não ordenamento. O que significa que ainda não há a ordem. Mas também, não indicamos que, necessariamente, esta deva ou não existir. Complicado? Não. Apenas encontro dos contrários, opostos... vale para dizer que as relações afetivas, quando vividas livremente, não compactuam com o determinismo? Seriam herdeiras do acaso?
Como na teoria do caos, se as relações afetivas, não sofressem interferências de fatores externos, tais como erros, não seriam elas , de fato, herdeiras do acaso? Ou do determinismo?
A grande tentativa hoje é provar que há uma previsibilidade nos sistemas e que tudo pode ser comprovado por fórmulas e equações. O que se aplicaria as relações entre os humanos. A diferença entre tal idéia e a concepção de ciência implantada pelo positivismo, é de que, apesar de tudo, não há determinismo!!!!
Não há acaso. Há, de fato, um fenômeno passível de ser explicado que move os “sistemas”. Quem sabe depois trataremos do “efeito borboleta”?

Trá-la-á
Na partitura da vida comporei um adágio
Poderá ser composto em todas as escalas
Na clave de Fá não terá o “dó” nem o “ré”, brilharão o sol, si e lá. Nada de tom menor, todos os tons serão maiores
A clave de Sol será toda sincopada, cheinha de staccato tripla, todos legatos, em um maravilhoso allegro
A pauta da clave de Dó, não será chorada, não terá acidente microtonal. Por isso, banirei os bemóis e sustenidos. Tudo será bequadro!

M.a

Salve a diferença!